A - Prédio Arco, existente à época da doação do terreno à UNIFESP, em 2006. Foi reformado em 2018. Hoje, abriga secretarias de graduação e de pós-graduação, gabinetes de professores etc. B - Teatro, também existente à época da doação do terreno à UNIFESP, em 2006; porém, estava em obras. C - Prédio Acadêmico, inaugurado em 2016. Foi construído no espaço em que se encontrava o Galpão. Atualmente, abriga salas de aulas, laboratórios, algumas áreas administrativas etc. D - Prédio “CA”. Atualmente, está desativado. E - Prédio Anexo. Atualmente, abriga boa parte das áreas administrativas que, antes, ficavam no “CA” (D). F - Centro de Educação Unificada - CEU Guarulhos. No lado oposto da rua, pode-se visualizar um condomínio, também inexistente em 2006.
Confira abaixo, ano a ano, em detalhes, os fatos marcantes de nossa história.
Publicação do Plano Nacional de Educação (Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001). (1). Entre os objetivos e metas estava a oferta da educação superior para no mínimo 30% da população da faixa etária de 18 a 24 anos, até o final daquela década. É nesse contexto em que se inicia a primeira fase de expansão das universidades federais de 2003. (2). A Unifesp fez a sua adesão e teve os primeiros cursos aprovados no Conselho Universitário em 2005.
A imagem de satélite abaixo exibe o local que seria escolhido para sediar o novo campus, inaugurado no dia 5 de março de 2007.
14 de dezembro de 2005: O Conselho Universitário aprova os primeiros cursos da futura EFLCH (Ciências Sociais, História, Filosofia e Pedagogia), no âmbito da adesão à Expansão I. (1).
Gestão 2006 - 2009 Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Cynthia Andersen Sarti Diretor Administrativo: José Baptista Barretto
29 de março de 2006: aprovação e oficialização da construção do campus da Unifesp em Guarulhos. Assinatura do convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura de Guarulhos, por meio do qual assegurou-se a doação de um terreno pelo Governo Municipal, no distrito do Pimentas, para a construção das instalações do futuro campus. (1). (2).
1 de novembro de 2006: a reitoria recebe os primeiros professores nomeados para os novos campi derivados da Expansão I, entre eles o de Guarulhos. Em retrospectiva, a ata de reunião ordinária do Conselho Universitário, de 8 de novembro de 2006, registra informações sobre o projeto dos cursos que seriam ofertados em Guarulhos, assim como a data em que os primeiros professores nomeados foram recebidos pelo Magnífico Reitor (3):
Tribuna Aberta: Expansão &ndaampus [sic] de Guarulhos: Profa Cynthia Andersen Sarti, Diretora Acadêmica do Campus de Guarulhos agradeceu a oportunidade de expor a história de como se constituiu o campus de Guarulhos. Disse que são dois desafios, a implantação de áreas do conhecimento diferentes das atuais e cursos noturnos, que são estranhos à cultura da Universidade. Relatou que em 2005 foi criada uma Comissão no Prograd, presidida pela Profa Yara Michelacci, foram chamados vários professores das áreas de humanas da UNIFESP, para discussão e foram escolhidos os 4 cursos: Ciências Sociais, Filosofia, História e Pedagogia, os quais foram aprovados pelo MEC. Em seguida, juntamente com a Prograd e ajuda de professores da Unesp, Unicamp, USP, Ufscar e PUC, foi montado o modelo curricular dos cursos, com 2 eixos, que compõem a idéia das 4 áreas bastante distintas, que deu solidez para receber os professores com algo estruturado e pronto. Logo após foram compostas bancas para realização dos concursos públicos para professor, com pesquisadores das diversas áreas. Destacou algumas características da área de humanas, que estão sendo implantadas na UNIFESP, algumas bastante comuns, outras que respeitam as especificidades dessas áreas, que são distintas, com 2 eixos: formação sólida na área e formação que extrapola a área e prepara o aluno para a interdisciplinaridade. Outra questão será ênfase em pesquisa, que é outro pilar do curso de metodologia de pesquisa, formando redes de atividades com a comunidade local. Finalizou dizendo que a Biblioteca será fundamental como também o Laboratório. Vários professores parabenizaram a Profa Cynthia pelo trabalho que está sendo realizado. Sr. Reitor relembrou que saltaremos de 5 para 19 cursos. Disse que, no dia 01/11, recebemos os professores novos: 40 de Guarulhos, 40 de Diadema, 20 da Baixada Santista e 39 da Vila Clementino e que foi muito agradável poder escutar um pouco a história de cada um, como também contar a sua.
(*) 8 de novembro de 2006: primeira reunião dos professores do futuro Departamento de Ciências Sociais, quando ainda nem havia a divisão dos cursos em Departamentos. (4).
Gestão 2006 - 2009 Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Cynthia Andersen Sarti Diretor Administrativo: José Baptista Barretto
5 de março de 2007: inauguração do campus da Unifesp na região do Pimentas, em Guarulhos. (1).
Segunda fase do programa de expansão das universidades federais, denominado Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI (Decreto 6.096, de 24 de abril de 2007) (2). (3).
17 de outubro de 2007: Neste dia ocorreram três eventos:
i) o Conselho Universitário aprovou a proposta de criação dos cursos de Letras e História da Arte. (4);
ii) o Conselho Universitário aprovou a adesão da Unifesp ao REUNI. (4); e,
iii) alunos ocuparam dependências administrativas do campus Guarulhos. À época, reivindicavam: um restaurante universitário no campus, transporte coletivo, contratação de professores, ampliação da biblioteca e revogação do REUNI. (5).
24 de outubro de 2007: reintegração de posse e fim do protesto. (6).
Gestão 2006 - 2009 Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Cynthia Andersen Sarti Diretor Administrativo: José Baptista Barretto
2008: Implementação, em Guarulhos, do Programa de Pós-Graduação “Educação e Saúde”, primeiro PPG da expansão das federais. No ano seguinte à inauguração, foram efetivadas as primeiras negociações para a criação de cursos de pós-graduação. O programa de pós-graduação em “Educação e Saúde”, em funcionamento desde sua inauguração, em 2008, foi o primeiro programa de pós-graduação da expansão das federais no Brasil, segundo o prof. Marcos Cezar de Freitas, em entrevista concedida ao Metaobservatório em 2021.
2008: Renúncia do reitor Ulysses Fagundes Neto (reitor no período de 2003 a 2008). Tal fato prejudicou o andamento do processo de implementação do campus Guarulhos. Nota: Após a renúncia, houve uma gestão pro tempore na qual assumiu provisoriamente o cargo de reitor, entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009, Marcos Pacheco de Toledo Ferraz, o qual foi sucedido pelo reitor Walter Manna Albertoni. (1).
Gestão 2009 - 2010 Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas Diretor Administrativo: José Baptista Barretto
2009: Utilização do CEU Pimentas como espaço complementar para aulas. Nota: a data exata é incerta. Em março de 2009, o prof. Marcos Cezar de Freitas assume a Direção Acadêmica do campus Guarulhos. O ano letivo deveria começar no mês seguinte, mas ainda não havia espaço suficiente para que isso acontecesse. Nesse contexto, acentuava-se a discussão sobre a permanência ou não do campus no Pimentas. A solução encontrada pela gestão do campus para solucionar paliativamente o problema de espaço foi adiar por alguns meses o início das aulas, enquanto as obras do Centro de Educação Unificada - CEU (prédio vizinho ao campus) avançassem o suficiente a fim de que pudesse ser utilizado pelo campus como espaço complementar para aulas. O empréstimo do CEU foi fruto de uma parceria com a Secretaria de Educação, explica o prof. Marcos Cezar de Freitas em entrevista concedida ao Metaobservatório no ano de 2021.
2009: Início da gestão do novo reitor, Walter Manna Albertoni, que ocupou o cargo até 2013. A assinatura do contrato de construção do novo prédio acadêmico ocorreu no final dessa gestão. (1).
(*) O campus realizou a I Semana de História "O ofício do historiador", de 05 a 09 de outubro de 2009. (2). (3).
Gestão 2010 - 2012 Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas Vice-Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Glaydson José da Silva Diretor Administrativo: José Baptista Barretto
21 de outubro de 2010: estudantes iniciam paralisação por melhorias na estrutura do campus. À época, reivindicavam transporte, auxílio permanência, a construção do campus definitivo, moradia estudantil, reforma do restaurante universitário e mudanças no jubilamento. (1).
Gestão 2010 - 2012 Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas Vice-Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Glaydson José da Silva Diretor Administrativo: José Baptista Barretto
Conclusão do Prédio Anexo.
(*) 26 de maio de 2011: Criação do Colegiado dos Técnicos-administrativos do campus Guarulhos (COTAG).
Clique aqui para acessar o texto "COTAG: mais de uma década de luta do(a)s TAEs", de autoria dos servidores Elaine Muniz Pires e Elson Luiz Mattos Tavares da Silva, recebido pelo Metaobservatório em 03/05/2023.
Criação da EFLCH (Estatuto e Regimento Geral da Unifesp de 2011, aprovado pelo Conselho Universitário nas sessões extraordinárias realizadas em 1/6/2011, 10/8/2011, 12/8/2011, 17/8/2011, 19/8/2011, 31/8/2011 e 14/9/2011). (1).
Gestão 2010 - 2012 Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas Vice-Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Glaydson José da Silva Diretor Administrativo: José Baptista Barretto
Gestão 2012 - 2013 (pro tempore) Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Conceição Vieira da Silva Ohara Diretor Administrativo: José Baptista Barretto
Utilização de um galpão alugado na Estrada do Caminho Velho como espaço complementar. Tratava-se de uma antiga recicladora de papel no mesmo logradouro do campus, localizada no número 226, segundo entrevista concedida pela profa. Maria Rita de Almeida Toledo ao Metaobservatório no ano de 2021. O local, além de estacionamento dos servidores e dos ônibus que o campus dispunha, servia também de almoxarifado e alguns outros objetos eram guardados lá. Havia uma área administrativa no local que foi utilizada para algumas atividades de extensão, segundo o servidor técnico-administrativo Aparecido da Cruz, da Seção de Segurança de Trabalho e Saúde Ambiental.
23 de março de 2012: estudantes iniciam uma greve. O protesto abrangia a falta de salas de aula, laboratório de informática e restaurante universitário deficientes, ausência de moradia estudantil e falta de ônibus para realizar o transporte até o campus Guarulhos. (1).
22 de maio de 2012: docentes da Unifesp deflagram greve, juntando-se ao movimento nacional de greve nas universidades federais. (2).
6 de junho de 2012: entrada da polícia no campus Guarulhos. Reintegração de posse. (3). (4).
14 de junho de 2012: nova entrada da polícia no campus para conter manifestantes. (5).
25 de julho de 2012: publicação de dossiê, posteriormente entregue à reitoria, por um grupo de professores que defendia a saída do campus do Pimentas. (6). (7).
7 de agosto de 2012: em resposta ao dossiê entregue à reitoria, foi aprovada no Conselho de Assuntos Estudantis (CAE) uma moção pela permanência do campus na região do Pimentas, em Guarulhos. (8).
10 de Agosto de 2012: publicação do texto intitulado “A Universidade, o Pimentas e o lugar das humanidades”, em contraposição ao dossiê entregue à reitoria. [(9). Nota: a data provável do texto é 10 de agosto de 2012 e consta no link https://danielvazquez.wordpress.com/category/educacao/. Acesso em 16 set. 2022.]
16 de agosto de 2012: fim da greve dos docentes. (10). (11).
16 de agosto de 2012: a Congregação encaminha pedido de suspensão das obras do novo Prédio Acadêmico. (12). (13).
23 de agosto de 2012: fim da greve dos estudantes. (14).
27 de novembro de 2012: Unifesp fica em Guarulhos, decide Reitor. (15).
30 de agosto de 2012: Publicação da Lei de cotas (Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012). (16). Reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e de baixa renda familiar.
Gestão 2013 - 2017 Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Daniel Arias Vazquez Vice-Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Carlos Alberto Bello e Silva (08/2016 a 2017) Vice-Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Marineide de Oliveira Gomes (2013 a 08/2016) Diretora Administrativa: Janete Cristina Melo Marques (a partir de 07/2015) Diretor Administrativo: Thomás Silva Oliveira (02/2014 a 07/2015) Diretor Administrativo: Gilberto dos Santos (02/2013 a 02/2014)
15 de março de 2013: acirrado processo de consulta interna para eleição de nova diretoria acadêmica. (1), (2).
14 de outubro de 2013: Início das atividades acadêmicas no Prédio Torricelli (prédio provisório) (3).
Gestão 2013 - 2017 Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Daniel Arias Vazquez Vice-Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Carlos Alberto Bello e Silva (08/2016 a 2017) Vice-Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Marineide de Oliveira Gomes (2013 a 08/2016) Diretora Administrativa: Janete Cristina Melo Marques (a partir de 07/2015) Diretor Administrativo: Thomás Silva Oliveira (02/2014 a 07/2015) Diretor Administrativo: Gilberto dos Santos (02/2013 a 02/2014)
12 de março de 2014: o Conselho Universitário aprova relatório da Comissão sobre a flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas para servidores Técnico-Administrativos em Educação. (1).
9 de abril de 2014: o Conselho Universitário aprova a implantação da flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas para servidores Técnico-Administrativos em Educação. (2).
(*) 2 de junho de 2014: Manifesto de interesse pela compra do prédio da Torricelli [(3).
3 de julho de 2014: pautada na Congregação a manifestação de interesse pela aquisição do Prédio Torricelli. (4).
Gestão 2013 - 2017 Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Daniel Arias Vazquez Vice-Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Carlos Alberto Bello e Silva (08/2016 a 2017) Vice-Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Marineide de Oliveira Gomes (2013 a 08/2016) Diretora Administrativa: Janete Cristina Melo Marques (a partir de 07/2015) Diretor Administrativo: Thomás Silva Oliveira (02/2014 a 07/2015) Diretor Administrativo: Gilberto dos Santos (02/2013 a 02/2014)
24 de março de 2015: greve estudantil. Protesto contra o fim do transporte conhecido como Ponte Orca. (1).
Gestão 2013 - 2017 Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Daniel Arias Vazquez Vice-Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Carlos Alberto Bello e Silva (08/2016 a 2017) Vice-Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Marineide de Oliveira Gomes (2013 a 08/2016) Diretora Administrativa: Janete Cristina Melo Marques (a partir de 07/2015) Diretor Administrativo: Thomás Silva Oliveira (02/2014 a 07/2015) Diretor Administrativo: Gilberto dos Santos (02/2013 a 02/2014)
Em meados de fevereiro de 2016 iniciaram-se as obras de reforma do Prédio Arco. (1).
Abril de 2016: fim do contrato de aluguel do Prédio Torricelli (prédio provisório no centro de Guarulhos). (2).
2 de maio de 2016: inauguração do novo Prédio Acadêmico. (3). (4).
Entre maio e junho de 2016: Evento de inauguração do painel “Auto da Barca do Inferno” (mural “Graffiteratura”).
29 de agosto de 2016. Prazo final para implementação integral da Lei de Cotas (Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012) (5).
3 de novembro de 2016: estudantes dos campi Guarulhos e Santos protestaram contra a reforma do ensino médio e a PEC do Teto de Gastos (PEC n.o 241, na Câmara Federal, PEC n.o 55 no Senado Federal), propostas pelo governo de Michel Temer. (7).
O campus Guarulhos sedia, pela primeira vez, de forma descentralizada o Congresso Acadêmico Unifesp: “Universidade e sociedade: saberes em diálogo”, nos dias 11 e 12 de junho de 2018. (1).
O campus Guarulhos sedia, pela primeira vez, o Encontro Estadual da Associação Nacional dos Professores Universitários de História, ANPUH, de 3 a 6 de setembro de 2018. (2).
3 de outubro de 2018: entrega da reforma do Prédio Arco. (3).
O campus Guarulhos sedia, pela segunda vez, de forma descentralizada o Congresso Acadêmico UNIFESP, com o tema “UNIFESP 25 anos: Universidade pública, conhecimento público”, de 3 a 6 de junho de 2019. (1).
5 de dezembro de 2019: a Congregação aprova o organograma do campus Guarulhos / EFLCH. (2). (3).
11 de março de 2020: declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). (1).
14 de março de 2020: a Reitoria suspende as aulas a partir de 16 de março de 2020. (2).
16 de março de 2020: a Reitoria estabelece temporariamente o regime de trabalho remoto para os servidores Técnico-Administrativos em Educação. (3).
4 de junho de 2020: o Conselho Universitário delibera pela retomada do calendário da Graduação por meio de Atividades Domiciliares Especiais (ADEs). (4).
O campus Guarulhos participa de forma virtual do Congresso Acadêmico UNIFESP: “Ciência e Universidade: transformações para a sociedade”, de 13 a 17 de julho de 2020. (5).
Gestão 2021 - Presente Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Bruno Konder Comparato Vice-Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Sandra Regina Leite de Campos Diretora Administrativa: Janete Cristina Melo Marques
(*) 6 de maio de 2021: A biblioteca do campus Guarulhos passa a se chamar "Biblioteca Otávio Rangel de Souza". (1). (2). Otávio Rangel de Souza faleceu em 24/04/2021, aos 36 anos, em decorrência da Covid-19, foi aluno da primeira turma do curso de Filosofia da EFLCH, estava em segunda graduação na EFLCH, finalizando o curso de licenciatura em Ciências Sociais. Promoveu inúmeras Feiras de Livro na EFLCH (2007-2011, 2014, 2015 e 2018) para propiciar à comunidade discente da casa a oportunidade de construir suas bibliotecas bem como beneficiar o acervo da biblioteca do Campus Guarulhos por meio de doações das editoras participantes. Promoveu também eventos acadêmico-culturais na EFLCH como a Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica (SOFIA). (3).
O campus Guarulhos participa de forma virtual do Congresso Acadêmico UNIFESP: “Universidade em defesa da vida”, de 21 a 25 de junho de 2021. (4).
O campus permaneceu fechado para aulas presenciais, devido à pandemia. As aulas continuaram sendo realizadas por meio de ADEs. As atividades administrativas continuaram sendo realizadas em regime de trabalho remoto.
(*) Este fato não consta no e-book "Pimentas nos olhos dos outros".
Gestão 2021 - Presente Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Bruno Konder Comparato Vice-Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Sandra Regina Leite de Campos Diretora Administrativa: Janete Cristina Melo Marques
3 de janeiro de 2022: Início da vigência do Programa de Gestão Teletrabalho - TLTra, no âmbito da Universidade Federal de São Paulo para os servidores Técnico-Administrativos em Educação: Resolução Consu no 213/2021, de 13 de dezembro de 2021. (1).
1 de fevereiro de 2022: Início do retorno gradual das atividades presenciais. (2).
O campus Guarulhos participa de forma virtual do Congresso Acadêmico UNIFESP: “Universidade, conhecimento e democracia”, de 27 de junho a 1 de julho de 2022. (3).
Gestão 2021 - Presente Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Bruno Konder Comparato Vice-Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Sandra Regina Leite de Campos Diretora Administrativa: Janete Cristina Melo Marques
O campus Guarulhos participa de forma híbrida (presencial + remota) do Congresso Acadêmico UNIFESP: “Universidade na (re)construção da nação”, de 19 a 23 de junho de 2023. (1).
Gestão 2021 - Presente Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Bruno Konder Comparato Vice-Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Sandra Regina Leite de Campos Diretora Administrativa: Janete Cristina Melo Marques
18 de março de 2024: Servidores TAEs do campus Guarulhos iniciam greve buscando reestruturação da carreira e recomposição salarial. (1). (2). (3).
21 de março de 2024: Indicativo de greve de estudantes do campus Guarulhos. (4).
29 de abril de 2024: Professores da Unifesp iniciam greve. (5). (6). (7).
30 de abril de 2024: Estudantes do campus Guarulhos aderem à greve de TAEs e docentes. (8).
18 de junho de 2024: Docentes da Unifesp decidiram pelo fim da greve e retomada das atividades acadêmicas a partir do dia 24 de junho de 2024. (9), (10).
20 de junho de 2024: Estudantes do campus Guarulhos deliberaram pelo fim da greve.
27 de junho de 2024: Retomada das aulas após término da greve de estudantes e docentes. TAEs continuam em greve. (11).
01 de julho de 2024: Servidores TAEs decidem encerrar a greve. (12).
30 de setembro a 04 de outubro de 2024. O campus Guarulhos participará de forma virtual e, intercaladamente, presencial, do Congresso Acadêmico UNIFESP: “Unifesp 30 anos: incluir, inovar e fortalecer”. (13). (14). (15).
Galeria de fotos de 2024:
Galeria de fotos cujas datas não foi possível determinar com precisão:
Para lhe proporcionar a melhor experiência online, este site utiliza cookies.
Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso portal. Ao acessá-lo, você concorda com a coleta e o tratamento de informações básicas sobre sua navegação, segundo o que estabelece nossa
Politica de Privacidade de Dados Pessoais.
Aceitar
Information cookies
Cookies are short reports that are sent and stored on the hard drive of the user's computer through your browser when it connects to a web. Cookies can be used to collect and store user data while connected to provide you the requested services and sometimes tend not to keep. Cookies can be themselves or others.
There are several types of cookies:
Technical cookies that facilitate user navigation and use of the various options or services offered by the web as identify the session, allow access to certain areas, facilitate orders, purchases, filling out forms, registration, security, facilitating functionalities (videos, social networks, etc..).
Customization cookies that allow users to access services according to their preferences (language, browser, configuration, etc..).
Analytical cookies which allow anonymous analysis of the behavior of web users and allow to measure user activity and develop navigation profiles in order to improve the websites.
So when you access our website, in compliance with Article 22 of Law 34/2002 of the Information Society Services, in the analytical cookies treatment, we have requested your consent to their use. All of this is to improve our services. We use Google Analytics to collect anonymous statistical information such as the number of visitors to our site. Cookies added by Google Analytics are governed by the privacy policies of Google Analytics. If you want you can disable cookies from Google Analytics.
However, please note that you can enable or disable cookies by following the instructions of your browser.