Renda como principal fator do consumo cultural na EFLCH
Os alunos do campus advêm majoritariamente de camadas sociais vulneráveis, diferente de todos os outros campi da Unifesp, portanto, o acesso e consumo às diferentes modalidades de cultura é mais pautado pela renda da amostra do que por outras propriedades sociais relevantes, como diferenças de capital cultural herdado, raça\cor e gênero, vale ressaltar que estas questões estão atreladas à renda no contexto brasileiro.
O crescimento cultural e intelectual são o aspecto mais valorizado pelo público pesquisado, seguido da diversão no que poderíamos descrever como um conteúdo que agregue, mas também sirva como forma de entretenimento, contudo, quando verificamos os principais aspectos na escolha de uma atividade cultural, vemos como o fator renda se impõe pelo peso do preço para o acesso, como vemos no gráfico 2.
O gráfico 3 verifica a correlação entre as faixas de renda com a opção por o preço como fator mais relevante na escolha por uma atividade cultural. Conforme se pode observar, o fator preço tende a ter maior força nas menores faixas de renda. Contudo, cabe notar que as modalidades de consumo cultural têm pesos distintos na relação com a renda, ainda que o preço sempre apareça como relevante.